Páginas

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Itália e França de Bike - Onde Ficar

Descolar hospedagem quando se está viajando de bike nem sempre é uma tarefa fácil, pois não são todos os hotéis, pousadas e afins que possuem um local (garagem, quartinho, cantinho de corredor etc.) para guardar a bicicleta. Ao contrário do que aconteceu conosco enquanto percorríamos o Caminho de Santiago (o francês e um trecho do português), ao longo da viagem pela Itália e pela França tivemos algumas dificuldades relacionadas à hospedagem, agravadas pelo fato de precisarmos de um lugar seguro para deixar as bicis durante a noite.

Em primeiro lugar, a viagem aconteceu em pleno verão, alta temporada na Europa, e nosso roteiro englobava locais bastante turísticos. Além disso, nós estávamos dispostos a não fazer reservas nem planejar excessivamente nosso percurso, deixando a viagem rolar. Por fim, não estávamos levando equipamento de camping, o que nos deixava mais leves para encarar os paredões diários que tínhamos que escalar pedalando mas, ao mesmo tempo, restringia nossa liberdade de dormir onde quiséssemos.

No final das contas, tivemos, em alguns momentos, que deixar de lado a ideia de não fazer reservas e chegamos a agendar hotéis com vários dias de antecedência, sendo obrigados, inclusive, a fazer paradas (que depois se revelaram excelentes) em cidades que não necessariamente estavam na nossa rota.

Para garantir que nossas bicicletas seriam aceitas, tentávamos reservar algum dos estabelecimentos indicados nos dois guias específicos para bike que mencionei aqui, ou, na pior das hipóteses, ligávamos antes e perguntávamos se as magrelas eram aceitas naquele local. Num determinado momento, resolvemos comprar uma barraca mas, após entrar em contato com alguns campings, descobrimos que até eles exigiam reserva com vários dias de antecedência, pois tudo estava lotado! Desistimos.

Tentamos usar vários sites de busca de hospedagem ao longo da viagem, alguns novos para mim, mas, depois de alguns testes, desencanamos e usamos basicamente o bom e velho Booking.com, que sempre apresentava as melhores tarifas, mais opções de estabelecimentos e especificações seguras quanto à existência de garagem privada no local.

A seguir, uma relação de estabelecimentos que aceitaram nossas bikes numa boa:

- MILÃO: Hotel La Residenza


- PITIGLIANO: Hotel Corano

- CASTEL DEL PIANO: Albergo Stella

- MONTALCINO: Albergo Giardino

- SIENA: Hotel Minerva

- SAN GIMIGNANO: Hotel Bel Soggiorno

- RADDA IN CHIANTI: ficamos em uma pensão que talvez seja a Pensione Elio Pistolesi

- FLORENÇA: Hotel Fiorino

- LA SPEZIA: Hotel Astra

- LEVANTO: Ca´ Del Golfo


- VENTIMIGLIA: Hotel Calypso



- FRÉJUS: Atoll Hotel


- COMPS-SUR-ARTUBY: Grand Hôtel Bain

- LES SALLES-SUR-VERDON: Hôtel Sainte Anne

- MOUSTIERS-STE-MARIE: Hotel le Belvédère


Nenhum comentário:

Postar um comentário