Páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Yoga no Cicloturismo

É com um gostinho bom de missão cumprida e com muita alegria que eu, Pepê e o grande amigo Fábio Faleiros disponibilizamos, após meses de estudos, reuniões, trocas de e-mails e sessões de fotos, uma série de posturas de yoga especialmente elaborada para cicloturistas e ciclistas em geral, além de alguns exercícios de respiração que,  apesar da simplicidade, têm o poder de nos conectar um pouquinho mais com a nossa energia.

A ideia deste trabalho surgiu no ano passado, quando eu e o Pepê retornamos da viagem de bike pela Itália e pela França. Fazendo comparações com cicloviagens anteriores, percebemos o quanto a prática de yoga havia melhorado a qualidade da nossa viagem e, em conversas com o Fábio, ciclista, cicloturista e professor de yoga, percebemos que compartilhávamos as mesmas impressões sobre a relação entre a bike e o yoga.

Empolgada, sugeri o tema para o Clube de Cicloturismo do Brasil, que prontamente a acolheu!

O material que estamos publicando foi, então, especialmente criado para o mini curso

"YOGA NO CICLOTURISMO
Como tornar a sua cicloviagem mais confortável utilizando posturas e técnicas de respiração baseadas no método Iyengar Yoga. Sugestão de uma série de posturas elaborada sob o enfoque das principais cadeias musculares envolvidas na pedalada, a fim de promover seu alongamento e fortalecimento, e de técnicas de respiração energizantes e/ou relaxantes, para serem utilizadas durante a cicloviagem.",

apresentado no 12º Encontro Nacional de Cicloturismo, promovido pelo Clube de Cicloturismo do Brasil.

As posturas sugeridas são bastante simples e contêm indicações de como praticá-las de modo a obter o máximo dos seus benefícios. O uso de acessórios e suportes como uma manta, um degrau, uma toalha enrolada, uma superfície inclinada ou uma parede, além do foco no alinhamento, vêm do método Iyengar Yoga, escolhido como base do nosso trabalho.

É necessário ressaltar que ficamos muito felizes com o interesse que os cicloturistas presentes no Encontro demonstraram pelo mini curso. A cada ano fico mais impressionada com a energia, a solidariedade, a bondade e a curiosidade que brota desses seres que saem pedalando por aí, com umas mudas de roupa no bagageiro e o coração aberto pro mundo. Vocês são maravilhosos.

Nosso muito obrigada ao Clube de Cicloturismo do Brasil pela oportunidade de transformarmos uma ideia em realidade e por nos manter unidos numa grande comunidade de "malucos beleza", viajantes e sonhadores.

Para acessar a série de posturas e as sugestões de exercícios de respiração, clique AQUI.

P.S.: Para saber um pouco mais sobre a história que nos levou a este trabalho, recomendo o artigo escrito por Fábio Almeida. Para lê-lo, clique aqui.

4 comentários:

  1. Olá, estou tentando acessar o link das posturas e a pagina abre vazia...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rosana! Tente o seguinte link:

    https://docs.google.com/file/d/0B-wBlHKLizyIcENPbHhpcS05Zkk/edit?usp=sharing

    Abraços,

    Camila

    ResponderExcluir
  3. Xiii... não finciona também. Abraços. Clair.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Clair!

    Para acessar a série de posturas, copie e cole o seguinte texto na sua barra de endereços:

    https://docs.google.com/file/d/0B-wBlHKLizyIcENPbHhpcS05Zkk/edit?usp=sharing

    Após colar, aperte o botão "enter".

    Eu testei e deu certo; caso você continue tendo problemas, por favor, entre em contato conosco.

    Um abraço,

    Camila

    ResponderExcluir